terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Saudade

Saudade tem nome, cheio, cor e voz
Saudade tem o cheio do café do meu pai e a voz doce da minha mãe cantando pela casa
Saudade tem a cor do pôr do sol
Saudade é a memória do meu pai ouvindo Raul Seixas e tomando vinho aos domingos
Cantando alto e chorando baixinho
Saudade é finalmente entender esse ritual e repeti- lo
Saudade é procurar fotos e textos da minha velha amiga e perceber que não faço mais parte da sua vida mas lhe desejo muitas felicidades
Saudade tem nome
Tem muitos nomes e um único  silêncio
Saudade é chorar e rir ao mesmo tempo
É um vazio cheio
É uma solidão acompanhada
Saudade é uma contradição
Que as vezes me faz sorrir com as boas memórias e me sentir em paz
Mas outras vezes pesa tanto no peito Que dos olhos caem lágrimas que rasgam até o papel
Saudade é olhar pra trás e sentir que podia ter feito diferente
Que nossos caminhos não deveriam ter se desencontrado
Saudade é perceber que nossos caminhos talvez nunca mais se encontrar
Saudade não mata
Mas por vezes não me deixa viver
Ela me leva pro passado e me prisiona lá 
Me privando de viver novas histórias
Saudade dói
Saudade faz um buraco na alma
Mas apesar de tudo
eu tenho pena de quem não sente saudade
Foi por covardia que escolheu a superficialidade da vida e teve medo de mergulhar
Foi porque não viveu com intensidade
Não se entregou
É preciso coragem pra encarar a saudade e torná - lá amiga
Afinal, ela sempre estará lá
Eu não quero me livrar da saudade
Só quero tornar o convívio harmonioso
Respeitando meu coração e levando na bagagem as saudades que me pertencem
Sem medo
Deixando o tempo fazer seu trabalho
E no caminho colecionando histórias
Que finalmente num domingo, ouvindo Raul e tomando vinho eu vou rir ao descobrir que no fundo eu estava errada
Que saudade é mais sobre ganhar do que sobre perder
Que as pessoas que foram embora deixaram algo bom e hoje posso guardar com carinho
E vou seguindo sempre com um sorriso no rosto e uma lágrima no canto dos olhos
Mas com a certeza que é melhor ter saudade do que não ter vivido

Nenhum comentário:

Postar um comentário